Promovendo a conscientização do TEA
- Dra Ana Carina Tamanaha
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr.

“Informação gera empatia, empatia gera respeito” é o tema central da Campanha Nacional de 2025 e reforça a importância do conhecimento como ferramenta essencial para a inclusão, aceitação e o respeito às pessoas autistas. A Hashtag #RESPECTRO também acompanha a iniciativa, promovendo uma mensagem de conscientização nas redes sociais.
Desde 2008 o dia 02 de abril foi instituído pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Como evolução das políticas voltadas a esse público, a lei 12.764 criada em 2012, e conhecida como “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” no Brasil, veio estabelecer diretrizes para a proteção dos indivíduos com TEA, determinando que tal pessoa é considerada com deficiência para todos os efeitos legais, tendo direito a todas as políticas de inclusão do país, inclusive as de educação.
Em função da data temática, o CEL apoia a campanha nacional “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, disseminando informações de base cientifica para o melhor entendimento e acolhimento das necessidades das pessoas com TEA.
O TEA é um transtorno neurobiológico caracterizado por prejuízos severos e persistentes na interação e comunicação social e pela presença de repertório restrito e estereotipado de interesses e atividades.
Apesar dos avanços nos últimos anos, com a crescente conscientização sobre as questões de neurodiversidade e a maior visibilidade das pessoas com TEA, o que tem favorecido o reconhecimento dos seus direitos e assegurado o acesso ao tratamento, o combate ao preconceito continua.
É necessário promovermos, constantemente, a adoção de práticas e políticas que garantam a inclusão das pessoas com TEA em todos os espaços públicos sejam esses acadêmicos, socioculturais e ocupacionais; colaborando assim, para a quebra de barreiras e a ampliação do senso de pertencimento.
Devemos ter sempre em mente que a inclusão traz benefícios para todos, não apenas para as pessoas com TEA. Uma sociedade diversificada promove maior respeito às diferenças e garante dignidade e igualdade a todos.
Comentários